O Curso de Relações Internacionais da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) promove duas conferências para marcar o início das atividades do segundo semestre letivo de 2018: "O sistema de direitos humanos da ONU: crises e potencialidades", a ser proferida pelo Prof. Dr. Matheus de Carvalho Hernandez (Universidade Federal da Grande Dourados)  e "O Senhor das Moscas: entre as utopias e o direito nas RI's", a ser proferida pelo Prof. Dr. Antonio José Guimarães Brito (Universidade Federal do Rio Grande). 

O evento ocorrerá nesta quarta-feira, dia 15 de agosto de 2018, às 17h, no campus da FURG em Santa Vitória do Palmar. As inscrições são gratuitas e serão realizadas no local. Trata-se de uma atividade do projeto III Ciclo de Palestras de Relações Internacionais, garantindo certificado de ouvinte para todos os participantes. 

 

SOBRE OS PALESTRANTES 

 

Matheus de Carvalho Hernandez é professor de Relações Internacionais da Faculdade de Direito e Relações Internacionais da Universidade Federal da Grande Dourados. Coordenador da Terceira Edição (2012-2013) da Pós-Graduação lato sensu (especialização) em Direitos Humanos e Cidadania da UFGD. Doutor em Ciência Política pela UNICAMP. Melhor tese em Ciência Política de 2015 segundo a ANPOCS e Menção Honrosa no Concurso de Teses em Ciências Sociais 2015 também da ANPOCS. Mestre em Ciências Sociais e Bacharel em Relações Internacionais pela UNESP. Editor da Monções - Revista de Relações Internacionais da UFGD. Tem como eixo de pesquisa o tema dos direitos humanos na política internacional. Pesquisador do Instituto Nacional de Estudos sobre os Estados Unidos e da Rede Interinstitucional de Pesquisa em Política Externa e Regime Político. Sócio da Associação Brasileira de Relações Internacionais, da Associação Brasileira de Ciência Política e do Academic Council on the United Nations System. Atualmente é Visiting Scholar do Institute for the Study of Human Rights, da Columbia University (EUA), onde desenvolve o projeto intitulado "The UN Office of the High Commissioner for Human Rights in New York: institutional development and political agency (1994-2017)". 

 

Antonio José Guimarães Brito é Doutor em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina/UFSC (2010). Mestre em Direito na área de concentração em Relações Internacionais pela Universidade Federal de Santa Catarina/UFSC (2004). Professor Associado na Universidade Federal do Rio Grande, RS. Pesquisa Antropologia do Direito, Antropologia nas Relações Internacionais, Direitos Humanos e Diversidade, Pensamento Decolonial Latino Americano, Ecologia Política. Tema central: Civilização e Barbárie. Leciona as seguintes disciplinas: Antropologia do Direito, Sociologia Jurídica, Direitos Humanos, Teoria Geral do Estado, Ciência Política, Relações Internacionais e América Latina, Teoria e Historia das Relações Internacionais.. Foi professor nos cursos de graduação em Direito e Relações Internacionais na Universidade Federal do Pampa (2015 a 2018)) e nos cursos de Direito e Relações Internacionais e no Programa de Mestrado em Antropologia Social na Universidade Federal da Grande Dourados (2010 a 2015). Professor aprovado em 2015 para ingresso como membro permanente no programa de mestrado em Direito e Justiça Social da Universidade Federal do Rio Grande. Coordenador do projeto Internacional edital Abdias Nascimento/CAPES Brasil e Equador (2016) e membro do projeto internacional edital AULP/CAPES Moçambique (2014).