Discentes do curso em mobilidade prepararam textos para contar a experiência e incentivar que outros alunos também busquem essas oportunidades.

 

Texto coletivo dos alunos das RI/FURG:

Com muita alegria que compartilhamos a experiência de estar participando de um programa de mobilidade acadêmica na cidade de Tunja, Colômbia.
Somos estudantes do curso de Relações Internacionais da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), e selecionados por meio de um edital do Programa de Acordo de Cooperação de 2023, divulgado pela Secretaria de Relações Internacionais, para vivenciar essa oportunidade na Fundación Universitária Juan de Castellanos, localizada em Tunja, no departamento de Boyacá.

Os programas de mobilidade acadêmica disponibilizados pela Secretaria de Relações Internacionais (REINTER) da FURG proporcionam a oportunidade de atuação em uma universidade de outro país, tanto para estudantes como para professores, possibilitando o intercâmbio cultural, de conhecimento e métodos de ensino. É uma oportunidade enriquecedora para pessoas de qualquer área, pois ajuda a desenvolver habilidades não somente linguísticas, mas também amplia os ciclos de amizade, a bagagem cultural e a autonomia nas decisões do cotidiano, proporcionando uma nova visão de mundo.

E sem dúvida, tudo que estamos vivenciando hoje e compartilhando com os demais estudantes da FURG é para que todos possam ter a oportunidade de encarar esse desafio e essa experiência que perpassa fronteiras.

É uma experiência fascinante desde o início do processo de mobilidade acadêmica, que proporciona de maneira imediata uma nova visão de mundo aos participantes. Esperamos que todos os estudantes de todas as áreas tenham a oportunidade de aplicar para o processo de mobilidade acadêmica e viver esse desafio e oportunidade que perpassa fronteiras, pois é uma realização enorme tanto para vida pessoal como para a vida profissional.

 

 

Texto de Sanny Cristina:

Meu nome é Sanny Cristina Caldas Thomaz, tenho 20 anos, curso Relações Internacionais na Universidade Federal do Rio Grande e nos dias de hoje moro em uma cidade chamada de Tunja, na Colômbia. Atualmente estou no 5° semestre do curso, o qual por meio do Programa de Mobilidade por Acordo de Cooperação de 2023, fui possibilitada de cursar na Fundación Universitaria Juan de Castellanos, localizada no departamento de Boyacá. Os programas de mobilidade acadêmica disponibilizados pela Secretaria de Relações Internacionais (REINTER) da FURG proporcionam a oportunidade de atuação em uma universidade de outro país, tanto para estudantes como para professores, possibilitando o intercâmbio cultural, de conhecimento e métodos de ensino. É uma oportunidade enriquecedora para pessoas de qualquer área, ajudando a desenvolver habilidades não somente linguísticas, mas também amplia os ciclos de amizade, a bagagem cultural e a autonomia nas tomadas de decisões correntes do cotidiano, dando uma nova visão de mundo.

Cheguei na Colômbia no dia 31 de janeiro de 2023, recebendo assessoramento da universidade local desde o aeroporto e tendo os gastos de acomodação e alimentação cobertos pelo acordo entre as duas universidades. A introdução a vida universitária aqui na Colômbia ocorreu nos dias 2 e 3 de fevereiro e as aulas iniciaram-se no dia 6. É uma experiência fascinante desde o início do processo de mobilidade acadêmica, proporcionando uma nova visão de mundo aos participantes. Espero que todos os estudantes de todas as áreas tenham a oportunidade de aplicar para o processo de mobilidade acadêmica, é uma realização enorme tanto para vida pessoal como para a vida profissional.