Reserva do Taim

Localizada entre o Oceano Atlântico e Lagoa Mirim, a reserva é a mais importante estação ecológica do Rio Grande do Sul e uma das mais importantes do país.

É possível observar uma variedade de aves e mamíferos, além da flora local, que embelezam a estrada (BR 471) que liga os municípios de Rio Grande e Santa Vitória do Palmar.

 

 

O pórtico

O pórtico da cidade dá as boas-vindas a quem chega e se despede com saudades de quem se vai. Numas das pontas do monumento se observa um farol, réplica do que se encontra na Barra do Chuí, e na outra extremidade um cata-vento, símbolo da geração de energia eólica na cidade.

Aos finais de semana, alguns moradores locais se juntam no pórtico para tomar um bom chimarrão e apreciar o pôr do Sol.

 

 

Centro Histórico

No centro histórico do município é possível desfrutar de uma manhã agradável de final de semana na grande Praça General Andréia e conhecer a Igreja Matriz, construída em 1855, onde abriga Santa Vitória.

A tarde é possível desfrutar de atrações no palanque, como shows e bingos, e comer comidas típicas como o Pancho ou doces e bebidas feitos com o butiá, não se esquecendo de admirar os grandes casarões ao redor.

Pela noite, pode escolher um dos locais com lanches e petiscos para apreciar boa comida ou simplesmente ir a uma festa no Clube Comercial Caixeral.

 

 

Rua Barão do Rio Branco

É a principal rua comercial do município, passagem obrigatória para quem quer conhecer o centro. É possível encontrar uma variedade de lojas de roupas, calçados, sorveterias, farmácias e tudo mais que precisar.

Os principais desfiles da cidade ocorrem na “Barão”, como é conhecida, a exemplo do Carnaval e da Semana Farroupilha.

 

 

 SECTUR

O prédio da Secretaria de Esporte, Cultura e Turismo abriga o Museu Coronel Tancredo Fernandes de Mello, onde é possível encontrar um acervo paleontológico e arqueológico, em exposição permanente, além de uma biblioteca recheada de livros, desde ciências naturais à história moderna, podendo ainda ampliam o conhecimento sobre a cidade.

 

 

Centro de Tradições Gaúchas

Nos CTG’s é possível vivenciar um pouco da cultura gaúcha, com muita música, dança e comida. O principal CTG da cidade é o Rodeio dos Palmares, que recebe feiras agrícolas, desfile de cavalos, leilões do setor agropecuário e competições de dança gaúcha, como as invernadas, além de servir como um centro de eventos para a cidade. O CTG ainda oferece ocasionalmente grandes churrascos, onde é possível provar a verdadeira carne gaúcha.

Ir a um dos CTG’s é mergulhar num pedaço da cultura rio-grandense.

 

 

  Porto

Construído em 1938, o porto está localizado às margens da Lagoa Mirim, a maior lagoa do Brasil e também a maior do Uruguai, onde é possível observar um dos mais belos entardeceres, já que o Sol se põe na lagoa, deixando a imensidão de água dourada.

Ainda no prédio do porto, é possível realizar um lanche, comprar souvenires feitas com folhas de palmeira e visitar o museu de paleontologia Mario Costa Barbarena.

Em épocas de maré baixa, é possível acampar nas prainhas ao redor, onde se tem uma vista espetacular do céu a noite, o que torna o ambiente perfeito para os amantes da natureza.

 

 

Parque eólico

Os parques eólicos instalados em Santa Vitória do Palmar fazem da cidade a maior geradora de energia eólica do país, já que abriga o maior parque eólico da América Latina.

Pela estrada é possível enxergar as dezenas de torres eólicas que embelezam a paisagem plana e infinita. É possível fazer visitas guiadas pelo Parque Geribatú.

 

 

Praia do Hermenegildo

Uma das mais belas praias do Rio Grande do Sul se encontra aqui, sendo banhada pelo Oceano Atlântico. É o balneário mais popular da cidade, que conta com dunas de se perder a vista, que contrasta com o céu radiante e com a areia macia.

Há lojas e mercados na avenida principal, mas a maior vantagem é saborear frutos do mar frescos e visitar o Museu Instituto Litoral Sul, que aborda os ecossistemas marinhos da região.

A praia, que é uma das maiores do mundo, conta com áreas de acampamento, bem estruturados e que fornecem paz e harmonia.

 

 

Praia da Barra do Chuí

A Barra é certamente um dos mais belos balneários de Santa Vitória do Palmar, contando com chalés aconchegantes e atrações turísticas.

Na Barra do Chuí há um dos mais importantes museus da região, o museu ateliê Ballaena Australis, onde se encontram esculturas feitas de ossos de baleias, pedaços de madeira, restos de naufrágios e outros itens recolhidos. Logo adiante do ateliê é possível atravessar a ponte internacional que dá acesso à praia da Barra de Chuy, no Uruguai.

Durante o verão, é possível encontrar argentinos e uruguaios passeando tranquilamente pelas ruas e, ao fundo, avistar o Farol da Barra do Chuí, com 26 metros de altura, onde é possível visitar durante todo o ano e ter uma vista espetacular da região lá de cima.

Junto ao Faro, há molhes que conduzem o Arroio Chuí ao mar, rendendo uma bela paisagem.

 

 

Chuí/Chuy

O município do Chuí tem como destaque sua avenida principal que divide o Chuí brasileiro do Chuy uruguaio. Além da fronteira seca, é possível desfrutar da variedade de lojas, restaurantes e food-trucks, que dão uma oportunidade única de experimentar a culinária uruguaia. Ir ao Chuí/Chuy é uma oportunidade única de entrar em contato com a língua espanhola. Mas não é necessário preocupação, pois os uruguaios da região também falam português, além de terem uma variedade grande de câmbio e um centro de informações.

O Chuí fica a 20 minutos de carro de Santa Vitória do Palmar. Conta com ônibus diários em vários horários entre os dois municípios, facilitando as visitas.

 

 

Free shops

Os free shops são pontos de compras que se localizam do lado uruguaio, no Chuy, onde se encontra uma variedade de produtos importados e de alta qualidade com preços reduzidos. Isso porque os free shops têm impostos reduzidos sobre os produtos, sejam eles produtos de beleza, tecnológicos, eletrodomésticos, roupas, alimentos e muito mais.

Muitos itens que encontramos nos free shops são mais baratos do que no Brasil. Podem ser encontrados muitos itens que raramente estão disponibilizados no Brasil.

 

 

Forte de São Miguel

No Forte, localizado do lado uruguaio, é possível conhecer um pouco mais da história entre a América portuguesa e a América espanhola. O forte está muito bem conservado. Além do monumento em si, onde é possível entrar, há ainda o Museu Criollo e o Museu Indígena uruguaio.

No local, há área para acampar e fazer piqueniques, muito verde ao redor e boa infraestrutura para receber turistas.

 


FOTOS: Lucas Ranieli Moreno Gomes (arquivo pessoal) e Raphael Gonçalves de França (arquivo pessoal). Todos os direitos reservados.